Seria possível ciência e religião andarem juntas?!

A Linguagem de Deus é um livro que vem esclarecer o dilema existente entre a fé em Deus e a fé na ciência. O autor, Francis Collins, expõe que a religião e os conhecimentos científicos não são incompatíveis, mas sim complementares.

De um lado, a ciência investiga o que há de natural, já a religião dá respostas a diversas questões pertencentes a outra esfera, as quais nenhuma teoria da evolução pode explicar. O autor conta como deixou de ser ateu para se tornar cristão e narra também as dificuldades que enfrentou no meio acadêmico ao confessar sua crença.

Termiei de ler ontem a noite e achei muito bom! O texto é bem técnico e de alto nível intelectual, mesmo assim a leitura é edificante. A forma como o cientista explica os fenômenos da natureza nos leva a aceitar e entender como somente a mão de Deus pode ter feito todas as coisas.

Acho que o autor deixa um pouco a desejar quando explica sua fé em Deus ou sua transição do ateísmo ao cristianismo, a partir de questões filosóficas da lei moral de C.S.Lewis ao invés de suas ricas descobertas científicas no âmbito da genética e teoria da evolução. Mesmo assim, recomendo a leitura do livro principalmente a pessoas da área científica.

Com este livro, você verá que é plenamente possível haver reconciliação e harmonia entre Deus e a ciência.

Danielle Drummond Cardona 

__________________


 Clique aqui para ler matéria do G1 sobre o livro