Um namorado para toda a vida!

"Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que seja idônea." Gênesis 2:18

Estamos vivendo dias modernos, cheios de liberdades e liberalidades principalmente no que diz respeito ao relacionamento interpessoal e ao sexo. É de se impressionar como o padrão de relacionamento, família e sexo se modificou em tão pouco tempo.

Hoje vale tudo! Até dançar homem com homem e mulher com mulher (para contrariar Tim Maia).
Namorar é careta o negócio é ficar!
E a moda do teste drive?! Tem que "testar" antes de casar!


Não podemos aceitar que esses conceitos entrem em nossas igrejas e famílias!
Temos que nos posicionar!

Os jovens cristãos de hoje não sabem o que é namorar e nem para que serve o namoro. Não seria isso uma falha nossa como igreja?! Ha quanto tempo não vejo uma pregação sobre esse tema em nossos púlpitos ou nos inúmeros programas de TV. Não seria isso também uma consequência para tantos adultérios e divórcios em nossas igrejas?!

Bom, para começo de conversa namoro não é relacionamento físico.
Ihhhh! Se assustou?!


Pois é, não temos a palavra namoro na palavra de Deus. A Bíblia só fala de jovens prometidos para o casamento como, por exemplo: Maria, mãe do Senhor Jesus e José eram prometidos um para o outro, só isso! Um sabia que o outro era prometido, separado para si mas não havia o relacionamento de namoro que existe hoje.

De qualquer forma, o namoro está ai! Temos a obrigação de orientar nossos jovens dentro dessa realidade que é o namoro.

Nesses termos, podemos definir o namoro como um relacionamento de mútuo conhecimento onde o jovem casal se conhecerá melhor antes de assumirem o sério compromisso do noivado e casamento.

Ok, a definição ficou legal mas na prática, como deve ser o namoro cristão?!

O namoro deve começar com um relacionamento espiritual onde ambos devem tentar descobrir suas vocações, e como poderão servir a Deus juntos, dentro de um chamado para o casal. Evangelizar juntos, buscar uma mesma compreensão de fé, uma mesma consciência de Deus, enfim.

Se você achou estranho esse lance de relacionamento espiritual porque a pessoa que você "tá a fim" não é cristã como você, não tenho coisa boa para te falar....amigo(a)...você está em jugo desigual, fora da palavra de Deus e se insistir neste caminho irá certamente sofrer grandes lutas em seu relacionamento e fatalmente terá uma viuvez espiritual, mas isso é assunto para outra conversa!

O namoro que nasce a partir de um relacionamento espiritual certamente vai evoluir de forma santa para um casamento sólido, feliz, que será bênção na sua igreja e modelo para a sociedade.

Para você que ainda está à procura de sua cara metade, fica a dica: existem 3 pontos essenciais a serem observados antes de se começar a namorar:

1- Seria bom que seu pretendente seja da sua igreja. Cada igreja tem características próprias que formam uma identidade, uma impressão digital. É importante que os casamentos aconteçam entre pessoas da mesma igreja, a pesar disso não ser uma regra, porque o casal terá a mesma visão sobre Deus, terão o jeito daquela comunidade.

2- Seria muito bom que seu pretendente tenha o mesmo chamado ou despertamento espiritual que você. Vamos supor que você quer ser missionário, tem isso muito forte em seu coração mas seu companheiro(a) não quer nem ouvir falar sobre missões! Essa discrepância pode gerar conflitos no seu relacionamento. Claro que Deus pode mudar os corações, mas a questão a ser primeiramente analisada aqui é que provavelmente este não é o(a) pretendente de Deus para você!

3- Seria excelente que seu pretendente estivesse no mesmo nível de maturidade espiritual que você. Vamos supor que você esteja mais maduro na fé, mais "no espírito" e ele(a) um pouco menos ou mais "na carne", vocês vão encarar o namoro e o compromisso de algo mais sério de formas diferentes. Quanto mais nivelado vocês estiverem maior a chance de seu namoro virar um casamento feliz.

Outro fator não menos importante de se observar antes de começar um namoro cristão é o temperamento do seu pretendente. Se um é romântico e o outro é não emotivo (fleumático), as coisas podem se complicar. Fazer uma pessoa não emotiva se declarar é algo muito difícil e para uma pessoa romântica a necessidade de ouvir e ver demonstrações de afeto são grandes! Neste caso você precisa se conscientizar do temperamento do seu pretendente e aceitá-lo como é!

Outra questão importante é a família do seu pretendente porque O namoro é com ela também! É claro que quando seu namoro evoluir para um casamento, vocês deverão morar sozinhos. Isso é muito importante para o relacionamento e para a construção da vida do casal principalmente no primeiro ano. Mas o relacionamento continua com as duas famílias.

Haverá uma união entre as duas famílias que se tornará uma só. Por isso é importante você saber que não vai se casar apenas com seu pretendente mas também com sua sogra, sogro, avós, tios, cunhados, ou seja, você vai se casar com muita gente!

Seria bom gerar um relacionamento entre as famílias, gerar alegria entre elas pela união de seus filhos. Porém, não são raros os casos em que uma das famílias não se alegra com a união. Neste caso você deve buscar a ajuda do seu Pastor. Analise com ele o quadro. Não quero dizer que nestes casos você deve romper o compromisso mas as vezes isso é necessário. Esses casos precisam ser avaliados de perto pelo Pastor. O importante é você fazer a sua parte. Tente ganhar essa família, mude o conceito que eles tem a seu respeito, mas acima de tudo siga os conselhos do seu Pastor e vá com calma.

Por último quero lhe falar sobre autoridade e exemplo.

Amigas, não importa sua personalidade, o cabeça da relação, o líder da casa, o Sacerdote do lar é ele! Aprenda a ser submissa! Isso não quer dizer se diminuir ou se anular muito menos aceitar a opinião dele sem defender as suas com unhas e dentes! Isso significa entender e aceitar que a responsabilidade de liderar é dele. O Senhor cobrará dele! O exemplo da família deve partir do homem e isso começa na fase do conhecimento, no namoro.

Rapazes, vocês precisam ser exemplo para elas desde o namoro. Sua namorada deve olhar para você e sentir vontade de imitá-lo em suas atitudes e fé. Isso é liderar, não apenas dar ordens ou proibir, liderar é ser exemplo! Sua namorada e futura esposa deverá ser sua primeira seguidora, depois seus filhos, netos, amigos e outros.

Um recado para vocês moças! Se o seu pretendente ou namorado não for um exemplo de vida para você....amiga....não se case com ele, você só terá problemas e dores de cabeça.

Agora o mais importante é ter em mente que o namoro é um pequeno, pequenino passo para o noivado. Não namore só por namorar, use esse tempo como um pré-noivado. Tenha isso em mente nas suas orações "Senhor eu só quero namorar com aquele rapaz ou moça com quem eu vou me casar!".

Aproveite esse dia dos namorados para pensar nisso, pedir orientação ao Senhor sobre sua vida sentimental e se você já tem um namorado(a), aproveite esse dia com muito romantismo mas sem esqueçer a santidade e a oração!

Feliz dia dos namorados!!!!

_____________________________________________


Danielle Drummond Cardona