A beleza que agrada a Deus - para mulheres

"O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus."

Devemos ser gratas a Deus pela forma com que Ele nos fez, Salmos 134:14 diz "Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem." Nosso corpo, formato do rosto, braços, cabelos... foram feitos pelo Senhor da maneira que Ele quis fazer. Nós, mulheres nascidas de novo, temos que ser gratas ao Senhor pela forma com que Ele nos projetou.

Nossa preocupação principal deve estar em nos tornarmos cada vez mais belas aos olhos do nosso Senhor. Preocupando-nos em ler mais a Sua palavra, meditar nela e orar. Tentando a cada dia e a cada luta da vida termos um bom coração.

Porém, sabemos que somos templo do Espírito Santo, e é natural nos preocupemos em cuidar do nosso corpo e termos boa saúde. É claro que devemos buscar fazer exercícios, nos alimentar de maneira correta, enfim, ter uma boa saúde. Porém, hoje me dia existe uma preocupação com o corpo que não é saudável: a obsessão com a aparência.

Não estou falando de irmos ao salão de beleza ou de usarmos novos cremes e tratamentos cosméticos, de jeito nenhum, estou falando de quando a busca pela beleza física, exterior se torna uma obsessão do tipo: Não vou à igreja hoje porque estou com uma espinha! Não terei relações com meu esposo até emagrecer um pouco! Não vou dar o dízimo neste mês porque vou fazer aquela plástica que eu tanto sonhava...!

Precisamos ter sempre em mente que para o Senhor a verdadeira beleza é a interior! Temos que abrir nossos olhos para ver o que é, realmente, ser bela aos olhos do Pai. Precisamos deixar que Ele nos mostre qual é o tipo de beleza que Ele quer que tenhamos. Que Ele possa transformar nossos corações e vida para sermos cada dia mais belas a SEUS olhos.

Eu e você somos obra de Deus. Somos perfeitas a Seus olhos. Não existe nada mais belo aos olhos do nosso Deus do que a mulher que zela, que cuida do seu interior dando o melhor do seu tempo lendo a Palavra de Deus; dando o melhor do seu tempo memorizando versículos da Palavra de Deus; dando o melhor do seu tempo orando ao Senhor, tendo comunhão com o seu Criador, cuidando de sua família, zelando por seu marido e filhos.

Irmãs, não reclamemos da nossa aparência exterior, antes nos preocupemos em trabalhar o interior para agradar ao nosso Deus, pois fomos feitos à Sua imagem e semelhança e foi Ele o oleiro que nos transformou em vasos raros e preciosos, colocando em nós o selo da Sua aprovação.
 
A verdadeira beleza é realçada pelo crescimento espiritual. Assim como o exercício físico é importante para o nosso corpo, o ler e o reler a Bíblia, diariamente; o conversar diário com o Senhor, o memorizar versículos da Palavra de Deus, o obedecer ao que Ele nos diz na Sua Palavra fazem bem ao nosso espírito. Agindo assim, crescemos espiritualmente e nos tornamos belas interiormente.


A mulher cujo interior é belo, é jóia rara, ela deixa transparecer, através da sua vida, um brilho diferente que é visto por todas as pessoas. É algo que vem do seu interior e é mostrado no exterior.

O mundo ensina que ser bela é ter o corpo sarado, é ser magra tipo manequim, é usar roupas cada vez mais provocantes. Muitas de nós, mesmo mulheres de Deus, crentes, queremos entrar "na onda" de cirurgias plásticas, do botox, para nos deixar mais jovens; é como se tivéssemos dizendo ao Senhor "Ah, Deus, estou tentando Lhe dar uma mãozinha para ficar com uma aparência mais bonita, mais jovem e mais perfeita!".

Irmãs, Deus nos fez, exatamente, do jeito que tínhamos que ser. Precisamos ser gratas e dizer "Obrigada, Senhor, porque me criastes do jeito que sou!"

A palavra de Deus não nos proíbe, de modo algum de cuidarmos do nosso exterior. Mas nos ensina e exorta que devemos valorizar mais o interior e termos o cuidado de não ficarmos obcecadas com nossa aparência exterior. Quando estamos nos achando feias exteriormente, provavelmente, isto é o reflexo do que existe no nosso interior.
"Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada" Provérbios 31:30.

É claro que não podemos ignorar que existe também a beleza exterior que tem que ser cuidada, mas devemos observar o nosso exterior, sabendo que ele é um reflexo do que existe dentro de nós. Só poderá existir uma beleza exterior que agrade a Deus se o interior também for belo aos Seus olhos.

Precisamos observar a forma certa de nos vestirmos, não só nos cultos, mas também no dia a dia! O vestir de uma mulher de Deus, reflete o que ela tem em sua alma, em sua mente e em seu coração. 1 Timóteo 2:9 nos diz "que do mesmo modo as mulheres se ataviem em trajes honestos, com pudor e modéstia...". Se eu quero agradar a Deus, devo me vestir de modo adequado, com aparência respeitável, sem me sentir bem porque estou, por exemplo, mostrando um pedacinho da minha barriga sarada (ou não), igual às "mulheres modernas". Devo me vestir com decência. É assim que Deus quer que seja o nosso exterior.

Olha só o que o Pastor Dr John MacArthur diz em um pequeno trecho de um de seus estudos sobre o vestuário da mulher:

"Como uma mulher deve discernir a linha entre o vestuário adequado e o vestuário para ser o centro das atenções? A resposta começa com a intenção do coração. Uma mulher deve examinar os motivos e objetivos do modo como se veste. Sua intenção é mostrar a graça e a beleza de sua feminilidade? É mostrar seu amor e devoção a seu marido e sua bondade para com ele? É revelar um coração humilde devotado à adoração a Deus? Ou é chamar a atenção para si própria, e ostentar sua riqueza e beleza? Ou pior, tentar seduzir os homens sexualmente? Uma mulher que prioriza a adoração a Deus considerará cuidadosamente o modo como está vestida, porque seu coração ditará seu guarda-roupa e a sua aparência."

O bom testemunho também é dado pela nossa forma de vestir. Certa vez, não faz muito tempo, vi uma levita ministrando ao Senhor no momento de louvor de bermuda! Já vi também irmãs com a barriga de fora e certos decotes....queridas irmãs isso não condiz com nosso testemunho de vida com Deus. A palavra nos exorta a sermos modestas e discretas, tanto no agir quanto no vestir!
Por favor, não me interprete mal, não estou levantado bandeiras contra a BOA vaidade feminina, de forma alguma, acho que nós mulheres de Deus que sabemos que devemos amar e honrar nossos maridos temos sim que cuidar da nossa aparência para estarmos sempre lindas, cheirosas e maravilhosas, mas tudo isso dentro de limites que nos façam sempre lembrar que o que conta para o nosso Deus é o interior e assim tentarmos nos livrar das sinuosas armadilhas do mundo atual onde ser feminina é usar roupas cavadas e curtas, ser bonita é estar sempre muito maquiada, ser mulher é estar sempre provocante. Cuidado, isso não vem de Deus!

"Obrigada Senhor pela forma com que o Senhor me moldou e me fez. Sou obra de Tuas mãos e por isso me sinto perfeita como sou. Dá-me entendimento e maturidade para sempre buscar a verdadeira beleza que vem de Ti.  Amém."