O poder do perdão

Você já pensou na importância do perdão? 
Aceitar um erro e perdoar não é assim tão fácil quanto parece... 
Custa tempo, custa lágrimas, custa dor e as vezes muita dor...
O perdão é oferecido a partir do momento em que a acusação perde forças. Perde forças para o amor, para a humildade, para a gentileza, mas não para o esquecimento. Quando se perdoa, não se esquece; apenas assegura-se que o erro não mais tem o poder de acusar.

Como é difícil perdoar!

Como é difícil aceitar que o erro de alguém que te feriu de forma não intencional precisa de perdão, assim como você carece desesperadamente do perdão de Cristo. Mas acredito que mais doloroso seja perdoar aquele que te traiu, te humilhou, te desmoralizou. É terrivelmente pior perdoar quem nos fere intencionalmente. É como tirar uma faca que está cravada no peito. O trajeto dói tanto quanto o inicial. E em alguns casos, pode até ser fatal...é o perdão sem volta...sem volta da amizade, da convivência, da confiança.

Em uma análise bem pessoal, assumo: tenho dificuldades em perdoar. Principalmente se for para voltar a admirar alguém que pisou na bola comigo. Ai Senhor, como isso é difícil!

Mas sabe qual é a grande questão em meio a tudo isso?
Deus nos perdoa TODAS AS VEZES através de Cristo Jesus. Não importa o tamanho do seu erro, você é perdoado. Não importa se foi assim, por bobagem, ou se Deus te viu arquitetando tudo em sua mente; ainda assim ele te perdoa. Deus é perfeito, justo e bom e em sua  infinita bondade Ele é capaz de perdoar alguém que contou uma simples mentirinha da mesma forma que perdoa alguém que planejou uma morte.

A verdade é que mesmo com dificuldades, somos convidados a perdoar quantas vezes for necessário. Perdoar e voltar a admirar. Perdoar e voltar a olhar nos olhos. Perdoar e caminhar junto. Perdoar por entender que da mesma forma como fomos perdoados, precisamos perdoar. E que da mesma forma que alguém que nos ofendeu precisa de nosso perdão, precisamos loucamente do perdão de Deus.

Zapeando na web esses dias, li um insight bem bacana: Todo homem que perdoa paga um preço enorme – o preço do mal que ele perdoou. (Aluízio A. Silva).

"Se eu quebro um vaso precioso e você me perdoa, você sai perdendo e eu saio livre. Suponha que eu estrague a sua reputação. Para me perdoar você deve aceitar as consequências do meu pecado e deixar que eu fique livre".  Exemplifica o autor.

O meu liberar de perdão independe do arrependimento do outro. Porque essa é uma  decisão minha. E escolher não guardar ressentimentos, mesmo que eu tenha todas as justificativas do mundo, é a verdadeira prova de liberdade. E essa liberdade provem exclusivamente de uma vida com Deus. Podemos aprender grandes dicas com Ele sobre como perdoar pessoas. 

Então mesmo que leve tempo, mesmo que custe muitas lágrimas e mesmo que doa (e como doi), perdoe...entregue a Jesus todas as mentiras, as traições e maldades que fizeram contra você. Mesmo que o preço que você venha a ter que pagar pelo pecado do outro que te feriu seja grande, imenso...perdoe.

Pode até ser que ao final deste processo de perdão você não queira mais ter a mesma convivência com a pessoa que te feriu, não queira intimidade com ela. Isso poderá acontecer....mas o importante é ter o SEU coração limpo e livre de toda amargura, tristeza, sofrimento e dor que a falta de perdão acarreta.

Enquanto você não perdoa, seu coração fica preso como que em uma cadeia de recentimentos, lembranças, amarguras, rancor. Perdoar é libertar o seu próprio coração! É se dar uma nova chance de recomeçar! Pode ser que demore sim...pode ser que as feridas custem muito a cicatrizar, afinal de contas o perdão é um processo, é uma jornada, cada dia por vez. É uma grande luta entre o seu eu, o seu ego e a sua submissão à vontade do Pai. Lembre-se, nada do que fizeram ou vierem a fazer contra você será maior do que a prova de amor que Cristo te deu!

Eu perdoei...eu perdôo...sei que jamais vou esqueçer o que fizeram comigo e meu esposo, uma simples omissão, um segredo, que marcará pra sempre nossas vidas, mas já está na Cruz, eu estou livre, eu estou leve, eu estou limpa diante do meu Redentor, eu estou feliz! O problema agora é entre o meu Senhor e aqueles que nos feriram.

Vamos lá, perdoe! 
Começe agora mesmo esse processo dentro de você!

"Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam."   Salmos 86:5

"Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete."  Mateus 18:21-22

"Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. [Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas.]"   Marcos 11:25-26

"Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás." Lucas 17:3-4

"suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também." Colossenses 3:13

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 1:9