Mulheres Santas que Esperaram em Deus - Ganhando os maridos para Cristo

Ganhando os maridos para Cristo
Por: John Piper 


A segunda coisa dita a respeito de mulheres santas em 1 Pedro 3:5 é que elas se adornavam de certo modo. O versículo começa: “Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus...”. Este adorno é o mesmo dos versículos 3 e 4: "Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.”

Por que Pedro sequer fala sobre o assunto de roupas e penteados e jóias? Eu acho que o contexto dos versículos 1 e 2 é a chave. Ele tem em vista principalmente mulheres que são casadas com maridos não cristãos. Elas querem ganhar seus maridos para Cristo. Isso é o que Pedro quer também. Ele diz:

“Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.”

Pedro quer que as mulheres cristãs ganhem seus maridos através de uma vida de reverência e pureza expressa numa atitude submissa que o honra como líder do lar. E ele as adverte a não pregar, a fim de que o marido "seja ganho, sem palavra alguma."

Então vem o versículo 3 com sua advertência contra fazer do seu adorno o exterior e não o interior. O que eu acho que Pedro está fazendo é dar às mulheres casadas outro aviso sobre como não ganhar seus maridos, isto é, não pense que você pode ganhá-lo com penteados modernos, um bronzeado melhor, uma jóia delicada ou roupas justas. Pode ser que assim você o atraia para o quarto, mas provavelmente não para Deus.  Se você quiser ganhar seu marido para Deus, seu adorno terá que ser uma nova mulher por dentro.  

O mundo pode ensiná-la como ganhar um homem para você mesma, mas só a Bíblia pode ensiná-la como ganhar um homem para Deus.

E nós vimos dois passos. Primeiro, espere em Deus e não tema homem algum. Não ponha sua esperança em seu marido; ponha sua esperança em Deus. (E para as mulheres solteiras eu diria, não ponha sua esperança em conquistar um marido; ponha sua esperança em Deus. O único homem que vale a pena ser conquistado é aquele que quer estar em segundo lugar na sua vida, não em primeiro.)

Então o segundo passo é que quando você puser sua esperança em Deus, a soberania Dele tira o orgulho em seu coração e o amor dele tira o medo em seu coração e o que fica é mansidão e tranqüilidade, como diz Pedro no versículo 4. Este é o adorno que você deveria procurar. A mulher que se adorna por dentro com esse espírito saberá se adornar por fora a favor do reino e da salvação do seu marido.

Qual é a principal coisa que uma mulher que espera em Deus teme? Ela teme desonrar a Deus. Ela teme que não consiga glorificar a Deus debaixo da dura vara da Sua providência.

Mulheres santas esperam em Deus. Esta esperança produz um espírito manso e tranqüilo. E, finalmente, este espírito se expressa em submissão. O versículo 1 diz, "Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido." E o versículo 5 diz, "Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido." Então há três passos para agradar a Deus e ganhar um marido não cristão.

1. O primeiro é esperar em Deus e não temer homem algum.
2. O segundo é adornar-se com a beleza interior de mansidão e tranqüilidade que fluem naturalmente de esperar em Deus e estar livre do medo.
3. E agora o terceiro que flui livremente de um espírito manso e tranqüilo é ser submissa a seu marido.