Não julgueis!

"Não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, 
sede crianças; quanto ao juízo, 
sede homens amadurecidos."
I Co 14:20


Quando se fala em julgar, a primeira frase de que lembramos é: "não julgue para não ser julgado". Esta frase bíblica é muitas vezes pronunciada e repetida para justificar atitudes erradas, com o objetivo de fazer o impiedoso censor se calar. Não podemos ler versículos, analisá-los individualmente ou fora de contexto. A frase "não julgue para não ser julgado" tem base nos versículos de Mateus 7:1-2, quando Jesus está ensinando a multidão e os discípulos.

Mateus 7:1-5 diz "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão."

Jesus enfatiza que uma pessoa não pode condenar outra e enfatiza sobre a atitude de apontar defeitos em uma pessoa a partir de sua própria opinião sem reconhecer os fatos.  Jesus condena o julgamento hipócrita.

Algumas pessoas vivem criticando, sempre procurando e destacando as falhas dos outros, e ainda convidam outros a serem críticos também. Mas a palavra de Deus nos fala que não nos é permitido fazer julgamento calunioso (Mt 7.1,2).
"Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa."
Êxodo 23.1

Recentemente fomos vítima de alguns julgamentos..... Como acontece em todo boato, não sabemos a identidade de quem o originou, o que caracteriza mais ainda uma atitude maligna (coisas feitas no escuro, fora da luz).

Como todos sabem nos últimos 6 meses minha mãe esteve por 3 vezes internada na UTI do Hospital das Clinicas de Brasília. Depois que recebeu alta, seu retorno para casa foi complicado devido às condições físicas em que ela se encontrava e claro, à avançada idade. Sendo eu sua única filha mulher e conseqüentemente a pessoa com quem ela ficaria mais à vontade para banhos, higiene pessoal e demais cuidados, me vi obrigada a dar a ela toda atenção e cuidado necessário neste processo de restabelecimento físico e retorno ao lar.

Meu esposo e eu ficamos por 3 meses dormindo na casa da minha mãe. Eu passava na nossa casa durante o dia apenas para pegar roupas, arrumar alguma coisa, seguia para o trabalho e a noite voltava para dormir com a mamãe. Claro que fizemos um revezamento com meu irmão em alguns dias para podermos descansar porque a jornada não é fácil, ela estava muito debilitada, não andava, usava sonda urinária, não reconhecia as pessoas, o processo é muito doloroso e difícil.

Por este motivo, e apenas por este motivo, tivemos que nos afastar temporariamente do convívio com nossos irmãos da igreja (cultos matutinos e vespertinos), porém mantivemos sempre contato com nossos pastores colocando-os a par de toda situação e principalmente de nossa condição emocional e espiritual.

Eu e meu esposo trabalhamos juntos, e Deus nos deu uma bênção de pegamos um projeto muito bom, porém este nos obrigava a trabalhar aos sábados até as 16h. Sendo assim, combinamos com meu irmão de fazer um revezamento nos cuidados com a mamãe de forma que meu irmão ficasse com ela aos sábados e nós aos domingos. Mais uma vez, avisamos nossos pastores e seguimos com nosso trabalho e cuidados com mamãe aos domingos. Durante a semana, continuamos com nossas atividades de evangelismo, ação social, pequeno grupo no lar, etc.

Nos últimos 2 meses (março e abril) a mamãe apresentou uma melhora muito grande, e por isso damos sempre graças a Deus. Com isso ela demonstrou muita vontade de ir aos cultos no domingo pela manhã. Como domingo é o nosso dia, comecei a levá-la aos cultos matutinos. É um milagre vê-la sentada ali no 1º banco da igreja, principalmente depois de ouvir o chefe da UTI dizer "deixe seu celular ligado, ela irá falecer a qualquer momento"......

Enfim, temos cumprido o mandamento do Senhor Jesus de cuidar dos nossos idosos, e honrar nossos pais. Sabe, eu tenho entendido que da mesma forma que minha mãe era responsável pela minha vida espiritual quando eu era criança e dependia dela para tudo, para me levar à igreja, por exemplo, da mesma forma, hoje, ela depende de mim pra tudo e por isso, agora, eu sou responsável pela vida espiritual dela, em levá-la a igreja, em estar com ela.

Chegou aos nossos ouvidos a mensagem de que alguns estão dizendo que:
.......mudamos de igreja, abandonamos nossa igreja sem ao menos nos despedir......
......temos tempo para viajar mas não para ir em nossa igreja.....
.....preferimos uma igreja maior, mais rica........
e outras coisas que acredito não serem bênção eu compartilhar..........

Queridos, o que dizer?!
Talvez apenas um conselho "Não dês ouvido ao Diabo".....

Semana que vem estaremos entregando, finalizando o projeto que nos obriga trabalhar aos sábados e assim poderemos revezar os domingos com meu irmão e voltar a prestar culto em nossa igreja que amamos, local que o Senhor nos mandou ir e permanecer, local onde temos irmãos e amigos muitíssimos amados e queridos do nosso coração. Local onde temos um pastor amoroso que nos ama, nos incentiva, nos cobre em oração. Local onde somos dizimistas e ofertantes fiés, mesmo depositando via internet! Local onde temos irmãos que ficaram felizes em saber que depois de 6 meses exaustivos, tivemos a bênção de fazer uma viagem linda onde pudemos descansar e celebrar nosso casamento e as bênçãos do Senhor em nossas vidas.

Amigos, nestes 6 meses abrimos mão de muitas coisas devido aos cuidados com a mamãe. Abrimos mão de nosso culto e festa de 10 anos de casamento onde tudo já estava pronto e várias coisas pagas, abrimos mão de nossa vida íntima, abrimos mão de tentar novamente nosso bebê, abrimos mão de várias oportunidades de trabalhos sociais e evangelismos que foram feitos aos sábados e domingos e não pudemos participar devido ao trabalho e aos cuidados com a mamãe, abrimos mão de estar com nossos amigos e irmãos, abrimos mão de nosso ministério que o Senhor nos deu, enfim não foi fácil, não tem sido fácil, mas temos feito tudo com alegria no coração porque sabemos que estamos fazendo o que é certo aos olhos do Pai.

Por isso peço a vocês, não dêem ouvidos ao maligno, não sejam cúmplices do pecado, que seus ouvidos sejam santos, irrepreensíveis! Liguem pra gente! Mandem e-mails! Estamos aqui abertos para todas as perguntas! Apareçam! Vocês sabem que são sempre bem vindos para aquela pizza especial do Buzu!! rs

O pecado se vence com santidade. A mentira se vence com a verdade.
Um grande beijo com muita saudade que irei matar logo logo enh!