Thomas Watson – As Piores Coisas

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito”. (Romanos 8:28)

Um trecho do sermão “A Divine Cordial” (Um Tônico Divino)- 1663

"Aflições são remédios que Deus usa para nos curar de nossas doenças espirituais; elas curam o inchaço do orgulho, a febre da luxúria, o câncer da avareza. Elas não cooperam então para nosso bem?"

"Deus escava para retirar nossos confortos mundanos e para desprender nosso coração da terra."

"A vara de Deus tem mel no seu final. Os santos em aflição tiveram tão doces êxtases de alegria, que eles mesmos achavam-se nas fronteiras da Canaã celestial."

"Aflições os trazem para perto de Deus. O ímã da misericórdia não nos aproxima tanto de Deus quanto as cordas da aflição."

"Quando a pomba não pôde encontrar descanso para a planta de seus pés, só então ela voou para a arca. Quando Deus traz um dilúvio de aflições para nós, só então voamos para arca, que é Cristo.  A fé pode fazer uso das águas das aflições, para nadar mais rápido para Cristo."

"O pintor coloca a cor dourada sobre as cores escuras, como Deus primeiro põe as cores escuras das aflições, e só depois Ele deposita a cor dourada de glória. O vaso é primeiro experimentado para o vinho ser derramado nele; os vasos de misericórdia são primeiro experimentados com aflições, só depois o vinho da glória é derramado neles. Deste modo, vemos que as aflições não são prejudiciais, mas são benéficas.  Não devemos olhar muito para o mal da aflição, como para o bem; não tanto quanto o lado escuro da nuvem como para a luz. O pior que Deus faz com seus filhos é chicoteá-los para o céu!"